Cidades sustentáveis,Responsabilidade Social Corporativa,Valorização dos Colaboradores
Voluntariado 2015: atuação mais forte e abrangente
Os projetos de voluntariado da Even têm um objetivo claro: formar cidadãos mais conscientes que possam contribuir para mudar realidades. Para isso, a empresa busca, ano a ano, aperfeiçoar suas iniciativas para o trabalho dos voluntários seja cada vez mais eficaz.
Para 2015, a área de Sustentabilidade deu início a um novo projeto, o Cidadão Even, cujo objetivo é desenvolver alunos do ensino médio de uma forma integral, oferecendo conteúdos de conhecimento técnico, atividades focadas no mercado de trabalho, e dinâmicas relacionadas ao autodesenvolvimento e à solidariedade. “Com esse projeto, queremos trabalhar não apenas as aptidões técnicas e profissionais, mas atuar para que eles se tornem cidadãos mais conscientes”, comenta Joana Scheidecker Rebelo dos Santos, analista de Sustentabilidade da Even.
As atividades são ministradas por voluntários Even capacitados por consultorias parceiras e abordam temas como planejamento financeiro, sustentabilidade, trabalho em equipe, criatividade, comunicação, liderança, técnicas de negociação, empreendedorismo, cidadania e solidariedade. “Com a variedade de temas e diferentes formas de atuação, também conseguimos atrair ainda mais voluntários”, diz Joana.
Conhecimento multiplicável
Voltado para alunos do 4º ano do ensino fundamental, o Projeto Educação para a Sustentabilidade na Escola teve início em 2013 e já beneficiou mais de 100 alunos da Escola Estadual Bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha, de São Paulo.
O projeto, que aborda oito temas ligados à sustentabilidade de forma lúdica, continua em 2015, porém com uma missão especial: como este será o último ano do projeto da escola, além das atividades dos voluntários com os alunos, a Even vai realizar um trabalho exclusivo com os professores para que eles se tornem multiplicadores do conteúdo aplicado pelos voluntários nos últimos anos. “Vamos proporcionar ferramentas para que os professores possam dar continuidade ao projeto mesmo sem a nossa presença. Deixar esse legado de conhecimento é um dos compromissos do voluntariado da Even”, afirma Joana.