Valorização dos Colaboradores
Ideias inovadoras reconhecidas
Um time motivado, que se identifica profundamente com os valores e propósitos da companhia, é fundamental para fazer com que uma empresa atinja seus objetivos. Por isso a valorização dos colaboradores é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Even. Por meio de diversas ações e programas, a companhia busca engajar os colaboradores e fortalecer sua cultura.
Nesse sentido, a Even lançou o programa Mais Ideias, uma iniciativa que estimula a participação ativa dos colaboradores na melhoria de processos e reconhece as ideias que mais se destacam e contribuem para as metas estratégicas da organização.
Envolvimento total
O programa foi desenvolvido com base em três valores corporativos da Even: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Meritocracia, e as ideias apresentadas deverão atender a critérios relacionados a geração de valor, eficiência e qualidade. Podem participar os colaboradores efetivos da Even, com exceção de gerentes, diretores e estagiários, e os projetos inscritos podem ser destinados aos escritórios, às obras ou a uma ou mais áreas específicas da empresa.
Após a inscrição, a ideia passa pela avaliação de um comitê e, se aprovada, o colaborador dono da ideia, em parceria com as áreas envolvidas, dão início ao projeto de implantação. “O objetivo é que o colaborador não apenas tenha a ideia, mas seja responsável pela elaboração do projeto de implantação e contribua efetivamente para que ela seja colocada em prática”, explica Karlla Leitão, gerente de RH da Even.
O engenheiro William Portella Filho apresentou uma sugestão de ferramenta para mensurar e, consequentemente, melhorar a produtividade nas obras com a criação de indicadores de performance. “O programa comprova a essência inovadora da Even. Mostra que a empresa está aberta a mudanças e a melhorar constantemente”, afirma.
A ideia de Thiago Botelho, analista de Qualidade, também já foi aprovada e a implantação está em andamento. Ele apresentou um projeto para informatizar o preenchimento de justificativa do ponto – processo que atualmente é realizado manualmente. “Com a criação de um sistema, temos um processo mais ágil, confiável e seguro, além de eliminarmos o uso do papel”, destaca Thiago.
Participação
Lançado em junho deste ano e estruturado em ciclos mensais, o programa tem recebido uma média de 20 ideias por mês, sendo que cerca de dez são selecionadas para aprovação do comitê. “Estamos muito satisfeitos com a quantidade e a qualidade das ideias apresentadas. Esse é um projeto ambicioso e que amplia a participação de todos os colaboradores na busca da excelência”, afirma Karlla.
Ao final do ciclo de um ano do Programa, será realizado um evento de reconhecimento, com a premiação dos projetos que obtiverem os melhores resultados.