Cidades sustentáveis
Hora do planeta: engajamento para a consciência ambiental
Participar da Hora do Planeta pode estimular o engajamento de pessoas, cidades e empresas em ações que façam a diferença preservação ambiental. Mais do que simplesmente apagar as luzes durante uma hora, a iniciativa pode ajudar a potencializar a mobilização e buscar ações concretas para lutar contra as mudanças climáticas.
Desde 2007, ano da primeira Hora do Planeta em Sidney (Austrália), a campanha tem visto crescer ações de crowdsourcing e crowdfunding de pessoas, empresas, organizações e governos, para gerar resultados que favoreçam o meio ambiente. Desde efetuar mudanças políticas por meio de petições até a captação de recursos para projetos de conservação e clima que a Rede WWF encampa ao redor do mundo. Apagar as luzes é um gesto simbólico, mas pode ser também o primeiro passo para uma série de medidas em prol de um futuro mais sustentável para a vida na Terra.
Cidades brasileiras engajadas
No Brasil, a oitava edição da Hora do Planeta, promovida pela organização ambientalista WWF-Brasil, será realizada no dia 19 de março, um sábado, quando milhares de pessoas, cidades e empresas apagarão as suas luzes por sessenta minutos, entre 20h30 e 21h30.
Este ano, já estão confirmadas 25 cidades brasileiras, que selecionam locais de destaque que ficarão no escuro durante uma hora para participar do movimento e outras ações de conscientização e engajamento da população. Em 2015, a Hora do Planeta contabilizou 185 cidades no Brasil, incluindo todas as capitais e o Distrito Federal.
Ideia multiplicada
Conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. O que começou como evento isolado, em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação global, envolvendo um bilhão de pessoas em mais de 7 mil cidades de 162 países e territórios.
Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, entre eles as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, em Paris, a Acrópole de Atenas e até a cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, já ficaram no escuro durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta acontece oficialmente desde 2009.
Serviço
Hora do Planeta 2016
Data: 19 de março (sábado)
Horário: das 20h30 às 21h30
www.wwf.org.br/horadoplaneta