Cidades sustentáveis
São Paulo vence prêmio para iniciativas sustentáveis
A cidade de São Paulo recebeu na quarta-feira (30), na Cidade do México, o Prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela ONG Bloomberg Philanthropies. A ação busca iniciativas municipais ousadas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. Como vencedora, a capital paulista recebeu um aporte de US$ 5 milhões da entidade para implementar o projeto apresentado.
São Paulo concorreu com o projeto “Ligue os pontos”, uma plataforma digital que pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura local, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores. A ação tem o objetivo contribuir para facilitar e ampliar a distribuição do alimento produzido pela agricultura familiar até a mesa das crianças nas escolas, por exemplo. O projeto ainda conecta as diversas ações da prefeitura voltadas à geração de trabalho e renda com ênfase na agricultura, especialmente nas regiões mais periféricas da cidade.
As outras quatro cidades finalistas foram Bogotá (Colômbia), com um projeto de educação no transporte escolar; Santiago (Chile), que mostrou a “Atividade física nas escolas como forma de combater obesidade de estudantes e professor”; Guadalajara (México), com a apresentação de um banco de dados públicos para processos de licitação pública; e Medelín (Colômbia), que mostrou o “Banco na Quadra”, um banco que permitiria pequenas operações de crédito sem burocracia e que elimina a presença do agiota, normalmente ligado ao tráfico. Essas quatro cidades também receberam prêmios no valor de US$ 1 milhão.
As vencedoras foram eleitas com base em cinco critérios: visão e criatividade da ideia, potencial de impacto, capacidade de multiplicação e a viabilidade de implementação.
Iniciativas brasileiras em destaque
Neste ano, o prêmio foi realizado na América Latina e no Caribe pela primeira vez e teve o maior número de inscritos já registrados. Das mais de 900 cidades convidadas, 290 inscreveram seus projetos.
O Brasil foi o país com o maior número de cidades inscritas e teve o maior número de projetos selecionados entre os 20 finalistas – cinco no total: das cidades de Barueri (SP), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação da Cidade de São Paulo.