Cidades sustentáveis,Produtos Sustentáveis
Rumo ao saldo zero de carbono
O primeiro acordo global para frear as emissões de gases do efeito estufa e para lidar com os impactos do aquecimento global foi aprovado no último dia 12, durante a COP 21, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Paris.
Apesar de não especificar metas de redução de emissões, o documento expressa uma intenção global em mudar para uma economia de baixo carbono, com o objetivo de limitar o aquecimento máximo do planeta a uma temperatura média bem abaixo de 2°C – fazendo esforços para limitar o aumento de temperatura a 1,5°C. O objetivo é que, dessa forma, as emissões cheguem a zero na segunda metade deste século.
Todos os países signatários já se comprometeram em desacelerar as emissões de gases do efeito estufa. Essas medidas, conhecidas como INDCs (Contribuições Pretendidas Nacionalmente Determinadas), foram formalizadas durante o acordo de Paris e vão vigorar de 2020 a 2030. As metas do Brasil são de redução de 37% até 2025 e de 43% até 2030.
Pioneirismo
O acordo é orientado para a economia de baixo carbono, assim como para a redução de emissões, prioridades que a Even já têm firmadas desde 2006. Com um plano estruturado até 2020, a empresa tem como objetivo neutralizar 100% de suas próprias emissões e 50% das emissões geradas por seus fornecedores na fabricação dos produtos utilizados para execução dos seus empreendimentos .
O saldo zero de carbono é uma iniciativa pioneira no segmento e engloba também as emissões de toda a sua cadeia de fornecedores, incluindo a produção e o transporte dos materiais de construção usados nas obras da Even.
A ação vai neutralizar 100 mil toneladas de CO2, o equivalente ao carbono estocado em 400 hectares de floresta no bioma Mata Atlântica, ou aproximadamente a área de 27 Maracanãs. O projeto ainda garante aos consumidores que os imóveis entregues em 2015 são totalmente neutros em emissões de carbono.
Com isso, a Even reafirma sua estratégia de gestão focada em ações de administração de riscos de médio e longo prazo e engajamento de sua cadeia principalmente fornecedores e clientes.